Origem da Televisão


Começa a grande aventura da televisão

No dia 18 de setembro de 1950, às 22 horas, em São Paulo, foi ao ar o primeiro programa da televisão brasileira. O Brasil seria, então, o quarto país do mundo a ter televisão. O autor do milagre: Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, proprietário dos Diários Associados.

Para financiar seu empreendimento, Chateaubriand conseguira, em 1947, contratos com a seguradora Sul América, a Antarctica, a laminação dos Pignatari e o Moinho Santista. Essas empresas pagaram adiantado um ano de publicidade, fornecendo assim parte dos 16 milhões de cruzeiros pagos à RCA Victor norte-americana pela compra de uma estação de tevê. Chateaubriand importou também 300 televisores que foram vendidos pelas lojas Cássio Muniz.

Em meados de 1950, chegou o equipamento da TV Tupi, canal 3, de São Paulo. No dia 28 de julho foi feito um teste no prédio dos Diários: a primeira imagem desse circuito fechado foi a do frade-cantor José Mojica, ex-ator de Hollywood. O estúdio foi montado no prédio da Cidade do Rádio, sede da Rádio Tupi, no Sumaré. O primeiro programa a ser transmitido chamava-se TV na Taba, e iria ao ar no dia 18 às 21 horas, mas teve o atraso de uma hora devido à falha numa das câmeras.

O apresentador do primeiro programa foi Homero Silva. Apresentaram-se também Lolita Rodrigues, Mazzaropi, Aurélio Campos, Walter Foster e Lima Duarte. Às 23 horas, quando terminou o programa, a equipe da Tupi que o havia ensaiado durante vinte dias, encontrava-se diante de um angustiante problema: o que fazer no dia seguinte? Nada havia sido preparado.

Pesquisa no site:
http://www.30anosdehistoria.hpg.ig.com.br/tv.htm
imagem:tv2.paulobordhin.free.fr

Comentários

Anônimo disse…
mt mau!!!peximo
Anônimo disse…
chupa meu pau
Anônimo disse…
adorei
mto bom msm saca?
e me ajudou no meu trabalho para a escola
vlw
Anônimo disse…
valewwww ......
Anônimo disse…
humm...
mto lekau isso
me ajudo bastante!
vlw ae ^^

;**
Anônimo disse…
muito legal mas tipo cara
melhorava se colocasse mais paginas
pensei q iria fazer meu trabalho de escola trudo so nesse site
mas ajudou muito viu!!!
Anônimo disse…
oi!,queria fazer uma critica contrutiva:
Tinha que fazer um trabalho sobre a origem da tv, de onde ela veio, qual seu inventor.....
mas no seu site consta apenas a história dela pelo |Brasil, e nao sua verdadeira origem!
vc tem que se aprofundar mais no tema....
Anônimo disse…
este site esta um nojo...
tentei fazer o trabalho i -n konxegui...
ñ vale uma pixa
Anônimo disse…
É...
Eu gosthei mucho(se lê mutiu)...
ele me ajudou ++ só faltou aprofundar + um poukinho...
pra ficar ++++ ou ---- perfeito
ok...
+ no entanto mi ajudo...
ah....
fico legal a imagem....
só aprofunda...
ok.............
ok.............
??
Anônimo disse…
chupa o meu pau..
Anônimo disse…
ñ gostei ñ encontrei o q estava procurando
Unknown disse…
RPZ EU QUERO SABER A ORIGEM NÃO QUANDO CHEGOU NO BRASIL SEU CHERA BIGA
Anônimo disse…
Grandes bostas...

Num me ajudo em nd!!!
Anônimo disse…
uma bosta.........
não falou nada que eu queria........
Anônimo disse…
uma bosta caraio
chupa
Anônimo disse…
e uma bosta merda nunca mais entro nesse site e uma bosta pé no saco!!!!!!!!!!!!!!porcaria
aninha disse…
massa!XD
Anônimo disse…
eu precisava muito da origem nao da historia:)mas td bein

Postagens mais visitadas