Tubarões do Recife


O FUTURO É AQUI

É impressionante como ainda não apareceram ONGs e eco-chatos para defender os tubarões. Falta pouco. Afinal, os coitadinhos estão famintos. Se demorar muito, alguma ONG vai dizer que a culpa é dos banhistas que entram no mar sem levar um pedaço de bife. Espero que tubarões gostem de sardinha enlatada, porque bife aqui em casa não tem nem para mim.

Mais um pouco e chega outra ONG para dizer que praia é coisa do passado. Em pleno século XXI, com a ciência estudando clonagem e viagens no tempo, por que você ainda quer tomar banho de mar com a família? Mar, essa coisa retrógrada, poluída, salgada.

O negócio agora é montar praia artificial, que nem a reportagem da Veja (aquela revista ética e socialmente engajada) mostrou com os piscinões europeus. Fecham uma área da cidade, jogam toneladas de areia, montam barracas de bebidas, plantam umas palmeiras e pronto. Vira uma praia com validade até o final do verão. É a versão estilizada do Piscinão de Ramos. Dúvida crucial: na Europa tem espetinho?

Já que o Brasil é país do futuro, provavelmente do seu futuro, porque do meu não vai dar mais tempo, então vamos todos nos adaptar ao novo conceito de praia: é a praia que não é praia, mas é praia.

Os eco-chatos vão fazer manifestações com bandeiras e faixas, nos encorajando a visitar os piscinões em algum bairro nobre da cidade. Tudo limpo e seguro. Ao menos até o primeiro arrastão do futuro, que também não será um arrastão, mas será um arrastão.

Não vai demorar e o país do futuro terá praias do futuro com área VIP: ar-condicionado para a mesma galera do bem que hoje patrocina a produção dos filmes em que somos figurantes. Assim, eles poderão ir à praia sem calor e sem se melar de areia. E sem perder o voto, é claro. Porque por aqui é assim: nóis sofre mas nóis goza.

Não vai ter tubarão, mas certamente as baleias continuarão à solta. Ora, se é para mudar, então é melhor proibir baleia de ir à praia. Principalmente baleias que insistem em usar biquíni. É uma agressão à natureza. Em especial à natureza humana.



Por PAULO REBÊLO, matéria especial para o Pernambuco.com

Comentários

SV disse…
Arlan, li outro dia que os tubarões de Recife são vítimas da implantação do Porto de Suape, que deixou seu habitat carente de alimentos. Será?
Anônimo disse…
Essan é boa!!
Santa disse…
Arlan, gostei da dose de humor!! Bjs
Anônimo disse…
Eu não faço idéia do que estão ensinando nas aulas de biologia em Recife, hoje em dia, mas talvez vc ainda nem tenha assistido aula sobre desequilibrio ecologico, ou talvez na sua visão adolescente
na qual todos estão cegos e só vc com a visão privilegiada de Iuri Gagarin (Ю́рий Алексе́евич Гага́рин), percebe a esfericidade de Terra, não tenha deixado voce perceber o que até o mais simplorio pescador sabe, isso e´: o peixe como qualquer animal vai onde houver melhores condições de sobrevi- vencia e alimentação, mas não se preocupe, pequeno gafanhoto, sua vida esta só começando, vc ainda tem muitos livros para ler

Postagens mais visitadas