Feira de Ciência - Água

A pressão da água aumenta com a profundidade?

Pegue uma lata alta como a de óleo. Faça dois pequenos furos na lateral da lata. (Um cerca de 5 cm da parte de cima e outro a 5 cm do fundo.) Cubra os furos com um tira de fita adesiva e encha a lata de água. Ponha a lata em uma pia ou em uma panela bem grande. Retire rapidamente a fita e observe como a água flui dos dois orifícios. Como ela jorra mais longe do buraco de baixo, a pressão deve ser maior ali. Por esse motivo as represas são construídas de modo que a parte de baixo é muito mais espessa do que a parte de cima.
http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_02.asp

Comentários

Blog do Arlan disse…
Recado do autor do texto comentado no BLOG DA SANTA

G G da Silva disse...

Prezado Arlan,

Visitei seu Blog e gostei muito. Seu texto sobre a pressão da água está ótimo. O mesmo acontece com a pressão atmosférica. O ar sobre nós tem peso e que peso! É como se todos nós carregássemos sobre nossas cabeças uma lata de água com pouco mais de 10 metros de altura. Não sentimos essa carga porque o ar entra em nossos corpos e as pressões interna e externa se equilibram. Quando viajamos de avião e há uma descida brusca, a compensação não é rápida o suficiente e sentimos a diferença de pressão nos tímpanos. Basta engolir em seco que tudo volta ao normal.

A propósito, a experiência que você descreve, para demonstrar a diferença de pressão entre os dois furos na lata, só funciona se a lata estiver destampada, como, aliás, está indicado na ilustração; se estiver fechada em cima, a pressão atmosférica interfere.

Na Internet você encontra muito mais sobre esse assunto. Por exemplo, clique aqui. http://www.seara.ufc.br/tintim/fisica/pressao/tintim5-2.htm

Abraços, G G da Silva.

(20:01)

Postagens mais visitadas