Sobre São João Menino

São João: o culto a São João é um dos mais antigos e populares. A comemoração de inspiração católica dedicada a São João Batista é realizada na noite de 23 para 24 de junho (solstício de inverno no hemisfério Sul), a festa é assinalada por comidas e bebidas típicas (pipoca, canjica, pé-de-moleque, quentão, etc) e por fogueiras, danças, brincadeiras, queima de fogo, etc.
Xangô: orixá do culto afro-brasileiro.
Oxossi: orixá do culto afro-brasileiro.

São João, Xangô menino
Caetano Veloso / Gilberto Gil

Para ouvir um trecho da canção clique aqui

Ai, Xangô, Xangô menino
da fogueira de São João
Quero ser sempre o menino, Xangô,
da fogueira de São João

Céu de estrela sem destino
de beleza sem razão
Tome conta do destino, Xangô,
da beleza e da razão

Viva São João, viva o milho verde
Viva São João, viva o brilho verde
Viva São João das matas de Oxossi
Viva São João

Olha pro céu, meu amor,
veja como ele está lindo
Noite tão fria de junho, Xangô,
canto tanto canto lindo

Fogo, fogo de artifício,
quero ser sempre o menino
As estrelas deste mundo Xangô,
ah, São João, Xangô Menino

Viva São João, viva o milho verde
Viva São João, viva o brilho verde
Viva São João das matas de Oxossi
Viva São João

Fonte: Disco Brasileirinho


» PROGRAMAÇÃO DOMINGO (24) EM PERNAMBUCO

Pátio de São Pedro - O poeta Abdias Campos, Trio de forró Os 3 de Paulista, Tangarás e Chiquinha Gonzaga garantem o São João no Pátio de São Pedro, no Bairro de São José, no Recife, às 18h30. Entrada gratuita.

Sítio da Trindade
- Peça Infantil, Quadrilhinha, Orquestra da Bomba do Hemetério, Sandra Belê e Sérgio Cassiano são as atrações no Sítio, em Casa Amarela, no Recife, a partir das 17h. Acesso livre.


Mercado da Ribeira
- A Quadrilha moderna Explosão Pernambucana, Cláudio Rabeca e Quarteto Olinda, Yuri Souza & Forróterapia e Regentes Joaquim são as atrações do São João Popular de Olinda. As apresentações são abertas ao público.


Petrolina
- Fernando Júnior e Pega Leve encerram a programação de São João em Petrolina, a partir das 20h, no no Pátio de Eventos, ao lado do Centro de Convenções. Entrada gratuita.


Gravatá
- Petrúcio Amorim, Don Troxo & Banda e Cilene Araújo e Banda são as atrações do último dia de São João em Gravatá, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, a partir das 20h. As apresentações são de graça.


Carpina
- A principal atração do Parque de Eventos da Praça Murilo Silva, no Centro de Carpina, será o Forró Chacal, que sobe ao palco às 20h. O show tem entrada franca.


Arcoverde
- Fim de Feira, Geraldinho Lins e Carol & Forrozão Capim são as atrações do Pólo Central da Praça da Bandeira, em Arcoverde, localizada a 256 km do Recife. A festa começa às 21h. Acesso livre.


Caruaru
- Ivan Show, Renilda Cardoso, Soxote “A” e Collo de Menina animam a noite de São João em Caruaru, no Pátio do Forró, a partir das 22h. Aberto ao público.


Bezerros
- A partir das 13h, o Parque Serra Negra, em Bezerros, recebe Manoel da Concertina, Paulinho Leite, Petrúcio Amorim e Tamborete de Forró. Acesso livre.


Goiana - Eliane e Banda, Tom Oliveira e Moleca Bronzeada fazem a festa de São João em Goiana, a 60 km do Recife. As apresentações, que acontecem no Pátio de Eventos da cidade, começam a partir das 21h e são gratuitas.

Vitória de Santo Antão - O dia de São João vai ser animado pelas bandas Forró na Tora e Bicho do Mato. Os shows começam às 21h no Parque de Eventos da cidade e são gratuitos.

Fonte


Comentários

Ju mãe de dois disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas