Tabagismo

Dados no Brasil


O percentual de fumantes no Brasil é considerado alto quando comparado com outros países, principalmente da América Latina. Fuma-se mais na região Sul (42% dos habitantes da região), sendo Porto Alegre a detentora dos maiores índices conhecidos de câncer de pulmão no país. Embora se fume menos na região Nordeste (31% da população), este percentual é ainda considerado muito alto. No Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes do tabagismo (OPAS, 2002).

A Prevalência de Fumantes no Campo e na Cidade

A proporção de fumantes na zona rural é maior do que na zona urbana em todas as faixas etárias. A prevalência de fumantes entre crianças e adolescentes (com idade entre 5 e 19 anos) é de 5% na zona urbana contra 6% na zona rural. Na população rural se encontram 30.531 menores de 10 anos fumando, comparados a 1.412 fumantes da população urbana na mesma faixa de idade. Provavelmente, esta diferença é causada pelo acesso limitado ao sistema de saúde e o baixo nível de informação sobre os malefícios do cigarro, associados à grande penetração das propagandas na zona rural e à necessidade de se copiar o estilo de vida urbano.

Ler mais AQUI:
http://www.deixardefumar.paulistana.org.br/cigarro.htm

Comentários

Santa disse…
ARLAN

Falha nossa!. A Santa não está em Recife. Quem está no blog desde o dia 27 é a estagiária (eu). Nada fácil substituí-la, e não fazer feio. Amanhã ela chegará de uma rápida viagem (trabalho). Parabéns pelo blog, beijos e até o segundo turno...

Santinha:))

Postagens mais visitadas