A lenda da vitória régia


Diz a lenda da Vitória Régia que os lagos amazônicos eram espelhos naturais da vaidosa lua. As cunhãs (índias) ao vê-la refletida sentiam inspiração para o amor. Subiam no alto da colina esperando pelo aparecimento da lua, e que com o contato de sua luz , fossem transformadas em estrelas no céu. Um belo dia, uma linda cunhã resolveu que era chegado o momento de transformar-se em estrela. Subiu na mais alta colina, esperando poder tocar a lua e assim concretizar o seu desejo. Ao chegar, viu a lua refletida na grande lagoa. Na ânsia de realizar seu sonho de amor a cunhã se atirou nas águas profundas do lago e nunca mais foi vista. A lua condoída com o infortúnio de tão bela jovem e não podendo satisfazer seu desejo de levá-la para o céu, transformou-a em uma bela estrela das águas - a linda planta aquática que é a Vitória Régia, cuja beleza e perfume são inconfundíveis.
Lenda Indígena, origem popular.

Comentários

Santa disse…
Ficou lindo seu post. Está vendo? Ficou melhor do que no meu blog...rssss
SV disse…
Lindo post, Arlan.
Já havia vindo aqui, porém não tinha comentado.
Achei excelente a idéia de formar posts com materiais estudados. De que adianta ter conhecimento se podemos compartilhar, não é mesmo?
Parabéns!
Anônimo disse…
Muito bom, Arlan!
Arlan,
Preparamos uma pequena mostra de fotografias da Lata e oferecemos a todos os nossos visitantes.Todos receberão este mesmo convite a ir ao Blog, para ganhar tempo pois não temos internet como todos sabem e estamos em um Teleposto.
Esperamos que gostem. Um abraço fraterno. Odilene&Willam
Santa disse…
Arlan,
Vc está liberado para colocar em seu blog os textos do Blog da Santa que achar útil para seu estudo e pesquisa. Como vc é um jovem estudante e eu educadora por formação, sei que é muita responsabilidade nisso. Sugiro que enviei antes um e-mail, assim posso ajudá-lo nessa tarefa.
Aelan, estamos com novidades sobre os trabalhos do Lata Mágica.

O projeto Oficina da Prefeitura do Recife começou nesta quarta feira, estaremos dando aula no bairro da Torre, 30 alunos deficientes fisicos (cadeirantes), com 20 horas aula.

Já na cidade de Paulista, na associação de moradores de Arther Lungrem II, o predio não têm o minimo de condições para o trabalho, não têm agua e a luz é um gato que fizeram. Mas essas dificuldade nos deixa mais forte para percorrer os nossos objetivos.

Odilene&William

Postagens mais visitadas