Parténon


Em qualquer descrição do Parténon não faltam superlativos. Este templo dedicado a Atena Partenon, a deusa padroeira da cidade de Atenas, é considerado o supremo exemplo da aquitectura clássica, uma obra-prima artística e escultural.

O edifício foi erigido em meados do século V a.C. Por essa altura, os Persas, que em 480 a.C., tinham sido bem sucedidos na tomada de Atenas, já haviam sido expulsos e a cidade, sob a influência do estadista Péricles, registava um desenvolvimento incomparável. Este progresso e clima de autoconfiança reflectia-se num sumptuoso projecto de construção custeado pelos tributos exigidos aos aliados de Atenas.

O estilo de construção desenvolvera-se a partir do usado em estruturas de madeira mais simples e o Parténon exibe em pedra toda a elegância desses primeiras soluções. Contudo, a simplicidade que exibe é enganadora. O arquitecto, um grego jónico chamado Ictino, era um mestre da perspectiva, calculando exactamente a forma como um edifício deveria ser concebido para agradar ao olho humano que o observasse de baixo para cima. Continua em Ecos do Passado

Comentários

david santos disse…
POR MUITO QUE CUSTE A MUITA “BOA” GENTE, NÃO VAMOS DEIXÁ-LO ESQUECER.

Esta semana venho incomodar todos os blogues brasileiros. E por quê? Porque não quero que esta data fique esquecida. Mas que data? Pois é, é mesmo isso! Este ano, de 2007 faz 160 “cento e sessenta anos”, que nasceu um grande vulto da poesia brasileira. Quem foi?
Faz também este ano, 2007, 136 “cento e trinta e seis anos” a data do seu falecimento.
Quem foi? A resposta deve ser dada por iniciais, nada de nome completo
Eu não devia ajudar nada, mas vou-vos dar um cheirinho: “Espumas Flutuantes”, Salvador da Bahia, 1870.

Quem souber, pode deixar a resposta no meu último poste.
Quem não souber, tenha a dignidade de perguntar no mesmo local. Pois aprender não enche barriga nem mata miolo.

David Santos
Santa disse…
Oi, ARLAN

notícias da Santa.

Amanhã faz a primeira revisão da cirurgia. Ela ainda sente algumas dores, está tensa, chateada. Mesmo assim lembrou dos leitores do blog e pediu que eu transmitisse os agradecimentos pelo carinho recebido.

(Santinha, a estagiária)
Anônimo disse…
Em frente à televisão, ela assistia à novela. Olhos atentos, neurônios sintonizados, emoções vibrando pelo desenrolar da estória. Mas sua história pode ser muito mais interessante...

Postagens mais visitadas