Andersen, o contador de histórias



O autor escreveu mais de 150 contos infantis, e é considerado o mais importante autor da Dinamarca

Hans Christian Andersen nasceu em 2 de abril de 1805 na cidade de Odense na Dinamarca, um país muito frio do norte da Europa.
Christian Andersen teve uma infância muito humilde, sua mãe era lavadeira e seu pai sapateiro e mesmo muito pobre ele não desistiu de seu interesse pelas artes, saiu de casa cedo e com 14 anos foi trabalhar como cantor e ator, mas como o sucesso não bateu logo em sua porta e ele acabou crescendo em meio a muitas dificuldades. Sem desanimar chegou até Copenhague a capital da Dinamarca, onde com a ajuda do Diretor do Teatro Real terminou seus estudos e transformou-se num conhecido poeta, podendo partir então por viagens por toda a europa.

Somente em 1835 com mais de 30 anos Andersen publicou seu primeiro conto de fadas “A binga mágica”, mas essa demora foi compensada com uma produção sem igual e nos 37 anos seguintes escreveu mais 167 contos, que foram traduzidos em mais de 100 línguas de todo o mundo, transformando Hans Cristian Andersen num dos mais queridos escritores infantis de todos os tempos.
Suas obras encantam pequenos e adultos pois sabem alegrar como poucos as crianças de todos os cantos da terra, ensinando compaixão e ternura pelos mais fracos e pelos que sofrem, debochando dos esnobes e dos vaidosos. Mostrou como a aparência pode enganar e como a beleza e a mágica podem estar escondidas na mais feia das criaturas.

Nasceu pobre, se achava alto, feio, magro e narigudo e hoje é nome do mais importante prêmio de literatura infantil do mundo o “Hans Cristian Andersen Awards” que como num conto de fadas é entregue pela rainha da Dinamarca. Mesmo tendo partido em 4 de agosto de 1875, Andersen deixou mais de uma centena de reinos encantados onde ainda hoje brincam felizes crianças de todo o mundo.
http://www.garagedigital.com.br/historinhas/contador/who_andersen.htm

Comentários

Toque das ruas disse…
Muito boa lembrança, parabéns pelo blog. Um beijinho.
Anônimo disse…
Arlan, na cidade alguns grupos encenam peças de teatro infantil de Andersen.
Um beijo e continue sempre.
SV disse…
É incrível como seus contos atravessaram o tempo e refletem o pensamento humano.
Muito bom post!

Postagens mais visitadas